Hoje o Chico faz anos

Hoje estou de folga...não podem ser sempre os mesmos a beber.

IOMAFIA


"O Tribunal da Relação confirmou hoje a decisão do tribunal de primeira instância de julgar o autarca de Oeiras por suspeitas de corrupção, abuso de poder fraude fiscal e branqueamento de capitais.
O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, vai mesmo a julgamento responder pelos crimes de corrupção, abuso de poder, fraude fiscal e branqueamento de capitais.


Nas autárquicas de 2009, Isaltino Morais já anunciou que pretende recandidatar-se pelo movimento Isaltino Oeiras Mais Á Frente, vulgo IOMAF e vox populi IOMÁFIA.
Leia mais aqui
Eu tenho muito para contar sobre este tema...agora vou pôr as mesinhas que esta noite há fado.

Já se sabe de quem é a culpa

Simplesmente brilhante este texto de José Vitor Malheiros publicado no jornal Público de 10 de Fevereiro.
A somar-se ao de Mário Crespo, mostra que mais do que medo, existe na socieadade portuguesa coragem para chamar os bois pelos nomes.
Agradeço ao autor ter facultado o texto para eu colar aqui na parede da minha Tasca.
Passe por cá que eu arranjo-lhe uma mesinha ali á frente ao lado do guitarrista.


10.02.2009, José Vítor Malheiros

Por muito pobre que seja, cada português vai poder orgulhar-se de ter ajudado a pagar alguns carros de luxo
Os responsáveis da crise financeira e económica que está a abalar o mundo, que fez desaparecer o crédito, que fez eclipsar-se o investimento e o consumo privados, que está a provocar a falência de bancos e de outras empresas em cascata, que está a lançar milhões de trabalhadores no desemprego, que está a fazer com que milhões de famílias percam as suas casas, que vai fazer aumentar de forma astronómica os encargos sociais dos Estados, que pôs em causa a liderança económica dos EUA, que faz tremer a Europa, que abala a China, os responsáveis de tudo isto foram finalmente encontrados. Os responsáveis somos nós.

Se pensava que os problemas se deviam à crise do subprime, à ganância desmedida de (muitos) banqueiros, investidores, especuladores e à desonestidade de outros tantos (muitos) banqueiros, investidores, gestores, consultores, agências de rating, entidades reguladoras e fiscais diversos, esqueça. A culpa da crise é sua (e, admito, também minha).A hipótese começou por ser avançada timidamente mas as provas são esmagadoras e são repetidas pelos especialistas em voz cada vez mais alta. Não podemos continuar a negar. E não devemos ser cépticos pelo facto de serem analistas e propagandistas da direita que o dizem. A direita tem maior familiaridade com as coisas do dinheiro (e com o dinheiro ele próprio) e sabe do que fala. A culpa é mesmo nossa. Sua e minha.Eles descobriram o que é que você e eu andámos a fazer nos últimos anos. Descobriram que andámos a viver acima das nossas possibilidades e que andámos a comprar... a crédito.
A comprar casas com empréstimos e coisas assim. E às vezes até - não vale a pena negar - a usar os nossos cartões de crédito.A prova que eles descobriram é que o próprio Obama, no discurso de posse, pôs o dedo na ferida e explicou que a crise se devia "ao fracasso colectivo" dos americanos que não souberam fazer as escolhas difíceis que se impunham. Obama não falou de Portugal, mas se tivesse falado teria dito que aqui (e no resto do mundo) a razão é semelhante. A culpa é nossa.Paul Krugman - Nobel de Economia e colunista do New York Times - não concordou com Obama quanto à culpa colectiva e diz que, pelo contrário, "os americanos" não faziam a mínima ideia das falcatruas dos mercados financeiros e que as pessoas que sabiam juraram aos quatro ventos que a desregulação financeira era uma coisa boa - mas Krugman, aqui entre nós, talvez seja c-o-m-u-n-i-s-t-a e talvez não seja boa ideia acreditar nele. As suas críticas ao sistema financeiro fazem parte de uma conspiração internacional para impor a ditadura do proletariado.Agora que os analistas têm as provas na mão temos de admitir que, se os trabalhadores da Bordalo Pinheiro, da Tyco Electronics, da Peugeot-Citroën, da Autoeuropa, da Controlinveste, da Philips, da Sonae Indústria, da Delphi e de tantas outras não tivessem vivido acima das suas possibilidades e não tivessem contraído empréstimos para comprar casas para viver, o mundo estaria melhor e eles teriam podido manter os empregos. Já sabíamos que, quando os bancos ganham dinheiro, ele vai para os bolsos dos gestores e accionistas, mas que, quando perdem dinheiro (por má gestão, desvio de fundos, fuga ao fisco), esse dinheiro se vai buscar aos bolsos dos contribuintes. Mas ficámos agora a saber que não é só o dinheiro que é preciso pagar. É preciso arcar com a culpa.Resta-nos uma consolação. Por muito pobre que seja, cada português vai poder orgulhar-se de ter ajudado a pagar alguns carros de luxo, férias em ilhas exóticas e amantes espampanantes. É verdade que não usufruímos de nada disso, mas sempre consola. E estava dentro das nossas possibilidades. Não é tão mal visto como ter contraído um empréstimo para comprar casa, acima das nossas possibilidades.

Jornalista (jvm@publico.pt)

Para reacções bacocas do Insurgente a este artigo clique aqui.
Para um texto absolutamente estratosférico do mesmo blog clique aqui

So many occupations...It´s getting hard to keep up

Goldsmiths occupation begins
Students at Goldsmiths University are occupying the local town hall building their university owns after management refused to meet their deadline regarding scholarships for Palestinians:

11th February 2009 - Fifty Goldsmiths students have occupied Deptford Town Hall to demand two MA scholarships for Palestinian students attending Al-Quds Open University in Nablus. This action has been initiated by the Goldsmiths Students’ Union Palestine Twinning Campaign.
The occupying students have been peaceful and their interaction with the staff has been cordial.
The students entered the building at noon today and intend to remain day and night until their demands have been met.
Until that time they will be organizing film screenings, social events and talks regarding the Israeli Occupation of Palestine and other political issues.
The granting of these scholarships is determined by Goldsmiths Senior Management Team which operates from Deptford Town Hall.
The space is open to all who choose to participate.
Deptford Town Hall’s security staff is allowing people to enter and exit the building freely.
This action has been taken in support of a nationwide wave of twenty-seven student-led university occupations in response to the recent twenty-two day assault on Gaza.
Goldsmiths’ SU began the campaign for scholarships in 2006

Edinburgh University
On the morning of Wednesday 11th February Edinburgh University students occupied the George Square Lecture Theatre. We have acted against the university because of its financial and commercial links to the apartheid state of Israel, in addition to its unacceptable silence in response to the Gaza conflict, described by the UN President of the General Assemby, Miguel d’Escoto Brockmann, as “genocide”.

Sheffield Hallam University
At a University and College Union (UCU) branch meeting today, academic staff from Sheffield Hallam University passed a motion condemning the attacks on Gaza.

University of East Anglia occupation

The UEA is under occupation since February 11th in solidarity with Gaza and the other occupations.
After some troubles with security personnel they managed to work it out allright.
We stand with them and with their demands and wish they´ll suceed.

Por falar na dita dura...


Nem homem rico, nem rico homem já diz o povo á boca pequena porque há medo, muito medo dentro do PS. Para o Edmundo Pedro ter vindo falar e apresentar uma moção aos 90 anos há qualquer coisa que não está bem. De louvar a iniciativa de um Homem com H grande, uma pessoa de carácter e de respeito. Enfim, valores que faltam no actual Partido Socrático.

O célebre filósofo que mora ali mais acima por cima da drogaria tem uma medida mais apropriada para ajudar a aliviar a depressão financeira que se instalou nos mercados:
-o copo de 3.
A crise é longa e dura...chupa-me a crise!

A caminho da ditadura

Um soundbyte ao melhor estilo de Manuela Ferreira Leite:

"...uma ditadura que acabou em 74...tomara eu estar nessa..." Então Dr. Pires de Lima isso foi aquele último whisky não?

Somos 2,9 milhões


Benfiquistas de todo o mundo: Uni-vos!

Koala sobreviveu ao fogo na Austrália

Numa altura em que são todos uns animais uns para os outros este momento é tocante.
Um koala sobreviveu a um dos incêndios que têm devastado a Austrália.
Espectacular a cena em que o koala começa a beber pela garrafa.
Se fosse eu dava-lhe tinto para não enferrujar o bicho.
Já agora é uma koala e chama-se Sam.

Quem tem medo do lobo mau?

Ramalho Eanes diz que há um clima de medo em Portugal.

Clique para ler, se tiver coragem.

Porque a diarreia aparece sempre nas piores alturas...

"Este é o momento em que o país precisa do Estado" - José Sócrates

E em breve chegará o momento em que o Estado vai precisar de um primeiro ministro competente que se preocupe menos com a sua propaganda e mais com o que o povo precisa.
Não perguntes o que Sócrates poderá fazer por ti.
Pergunta antes o que podes fazer para correr com ele o mais rápido possível.
E que fala dele fala do Isaltino, Santana, Avelino, Fátinha, Rui Rio, Valentim...and so on.

Em que momento o país não precisa do Estado? Esta frase faz-me lembrar o que diz um amigo meu sobre o anúncio de um medicamento para a diarreia, cujo slogan é: "Porque a diarreia aparece sempre nas piores alturas..."
Ele costuma dizer que gostava de saber qual seria a boa altura para a diarreia aparecer.

Por falar em broncas...

Depois do futebol o Pedro Proença poderia tentar uma carreira como governador do Banco de Portugal ou Provedor do Trabalho Temporário...

Mais um do Henrique Monteiro

Zé Sá Fernandes: O Broncas


"O Movimento Mérito e Sociedade é recebido esta terça-feira na Procuradoria Geral da República, onde vai apresentar uma queixa-crime contra o vereador da Câmara de Lisboa e pedir protecção para os seus outdoors e cartazes na cidade.
(...) O MMS acredita assim estar a ser vítima de um «boicote» por parte da Câmara de Lisboa, ao passo que afirma que as autarquias não têm competência para decidir retirar material de propaganda partidária."
Ler mais aqui.
Primeiro foi o do PNR, agora o do MMS...qualquer dia são os do Bloco de Esquerda.
O Zé anda a fazer faltas a mais.
A Tasca é pela liberdade de expressão e condena as tropelias de quem politicamente continua a ser uma criança.
O Zé faz falta como a fome...

O Komite Jovem

Tão bonitos que eles estão.

O discurso do meu puto

O meu mais novo também mandou o seu palpite e por causa dele hoje em vez de tremoços já me pediam caviar... ele que não se ponha direito que acaba-se já o comunismo.

No 31 da Armada :

"As urnas encerraram há cerca de meia-hora. As três moções que foram a votos nesta convenção estão agora sob escrutínio. Entretanto, inicia-se trinta minutos de intervenções sortidas. Para já o melhor soundbite para um jovem militante:«Não tenho problemas em assumir ser da esquerda caviar. O problema deles, camaradas, é que nós queremos que o caviar seja para todos».
Porque é que isto me lembra algo de Ronald Reagan?
"

No ABC do PPM :

"Na tribuna da Convenção do BE, um jovem delegado acabou de dizer que faz parte da "esquerda caviar", daquela que nunca precisou das "honrarias" das câmaras municipais ou do Parlamento para "saber o que era bom". Pede "caviar para todos" e na próxima convenção ainda forma uma tendência."

O gajo escreveu o discurso por tópicos mas já prometeu que faz um texto á maneira para eu postar aqui.
Fiquei babado quando ele me citou.

VI Convenção do Bloco de Esquerda II

Houve bons momentos por lá. Destaco os discursos do Jorge Fontes e do Francisco Furtado pela paixão com que apresentaram as suas (boas) ideias.
A Ana Bastos e o Tiago Ivo Cruz pela qualidade das exposições que fizeram.
O Nuno Moniz que finalmente tive o prazer de conhecer pelo á vontade com que falou aos delegados e pela acutilância. Cliquem nos nomes para ler as intervenções.
Quanto ao Bruno de Góis foi exemplar e é um jovem a seguir com atenção especialmente no seu percurso autárquico, assim como o Bruno Maia que encabeça mais uma luta: a Eutanásia.
Yiannis Bournous da Grécia consegui subir a temperatura do gelado pavilhão do Casal Vistoso. Vale a pena ver:


O melhor de tudo foi a festa "Juntar Copos" no Bairro Alto, aqui bem perto da Tasca do Chico.

VI Convenção do Bloco de Esquerda


A Tasca do Chico esteve lá e encontrou o Komite do Bloco de Esquerda de Oeiras.

Convergência das Esquerdas


Tão cá todos só falta o Manuel Alegre...Não me digam que ficou preso numa reunião do PS em Alcochete.

O Homem como uma peça de uma grande máquina

Por falar em patroa ela descobriu um modelo interessante para os nossos autarcas que adoram o Betão. Vejam como se faz no Mali:


Por isso mais uma vez não me canso de repetir, é urgente uma carta universal dos direitos do trabalhador.

A Minha Patroa



Depois de ouvir no café que a Internet só servia para ver pornografia, a minha esposa decidiu passar a ficar de olho aqui na Tasca não vá eu num tempo morto aqui do establecimento fazer o que os putos fazem com os magalhães.
Se a virem por aí não se assustem porque ela só tem um defeito: não se identifica com o futebol nacional mas sim com o de bairro, por isso é fã do Futebol Clube do Porto...
Que hei-de fazer? Ninguém é perfeito...
Esta foto tirou o meu neto quando voltou lá do Erasmus. Tás tão bonita minha velha :)

Por falar em exploração...

Não é um concurso, não é uma piada e pior, não é extraordinário, como se pode ver pela naturalidade com que os intervenientes se comportam.
Um homem, 22 tijolos, uma missão: ser produtivo.
O sonho de Van Zeller realizado por Vieira da Silva em Khulna no Bangladesh.

Desemprego


O capitalismo é reformável. Como não conseguimos competir com os direitos laborais da China e da India, vamos despedir pessoas até elas estarem dispostas a pagar para trabalhar.

Proletários de todo o mundo: Uni-vos e lutai por uma carta universal de direitos que ponha fim á globalização da exploração.

Mantorras


Com a humildade de sempre fez aquilo a que nos habituou. Cartoon de Henrique Monteiro

Manif3stos

Com vocês Manif3stos:

Este grande clip é a cereja no topo do melhor que se faz na música em Portugal.

Os Manif3stos são uns amigos do meu puto que nesta música convidaram o grande Danny Silva para cantar com eles. Estão crescidos os fedelhos...parece que ainda os tou a ver ali atrás do Guida´s todos á conversa.

The Game

What´s the capital of Iceland?

A propósito da crise mundial li a última piada saída do Fórum de Davos onde se reúnem os maiores chulos á face deste planeta.

What´s the capital of Iceland?
25$

Homossexual chefia Governo da Islândia


Bem...o título diz quase tudo.
É assim que o JN e os media em geral noticiam a chegada ao poder da ex ministra dos Assuntos Sociais Johanna Sigurdardottir.
Pelo que consegui apurar a Johanna é fã da despesa pública e da subida de impostos, segundo o ex PM Geir Haarde.
A questão que vos deixo é precisamente o título. Há certos titulos que parecem dignos do Fórum do PNR:

"Negro eleito presidente dos E.U.A." "Homossexual preside a Governo na Islândia" " Indígena eleito na Bolívia"


Qualquer dia lembram-se de escrever "Judeu lidera governo em Israel".